sábado, 20 de dezembro de 2008

Nada disso é típico do Brasil!



Eu estava estudando e achei um trecho de um texto de Jurandir Freire (um estudioso dos efeitos que a violência urbana e a corrupção têm causado no imaginário do brasileiro), que eu achei bem interessante e real.

"...Existe a disposição quase automátca de "nacionalizar" nossas misérias, como se fossem a marca patente de nosso destino histórico - cultural; a tendência a crer que existe uma "brasilidade" intríseca à violência no Brasilm que a tornaria especialmente dura e difícil de erradicar.
A meu ver, essa preocupação tem um parentesco dissimulado com o mito do "este povo não presta", "este país não presta". Articula-se imperceptivelmente com o hábito culturual que nos leva a crer, com espantosa ingenuidade, que, aqui a corrupção é mais corrupta; o assassinato mais assassino; a exploração mais exploradora; e o desrespeito mais desrespeitoso, por causa da nossa história. Porém não consigo ver o que ganhamos pondo esse novo determinismo no lugar dos antigos (...) Todo passado é uma interpretação retrospectiva, feita a partir de crenças presentes.
Não vejo em que e por que precisamos isolar uma "violência brasileira" para entender que pessoas convertidas à moral do consumo tendem, a se tornar arrivistas e inescrupulosas se forem impedidas de consumir. Também não entendo porque precisamos imaginar uma "violência brasileira" para explicar por que pessoas tratadas "como porcos em monturos e cachorros no lixo" possam vir, um dia, reagir, devolvendo o tratamento que receberam. Enfim, não precisamos dessa noção para saber que em sociedades capitalistas, individualistas, competitivas, abertas à mobilidade social e que giram em torno de dinheiro e da ostentação de classe, a violência pode tornar-se um meio de obter o que se deseja, se com integridade, honestidade e trabalho isso se revela "impossivel".
Nada disso é típico do Brasil."

[O Medo Social - Jurandir Freire Costa]


E... eu ainda acredito no Brasil!

5 Recados:

Anônimo disse...

realmente, anda disso é típico do nosso enorme país.

porém, o que se discute e nos deixa triste é o fato de, a cada presidente eleito, existir uma piora em algum setor, principalmente o da finança.

quem poderia imaginar que o nosso país viria a ser um dos unicos, senao unico, a nao pedir visto pra estrangeiro?

no Brasil entra quem paga, sai quem quer.

infelizmente nos tornamos um país de terceiro mundo.

só q não é culpa dos brasileiros.
e sim dos que enchem a gente de esperança, e depois cortam a raiz sem pena nenhuma.

e..eu queria acreditar. mas ta dificil. :/


ps: como foi de viagem?

beijoooo juh

Anônimo disse...

com certeza, tendemos a sempre generalizar o problema.

e acabamos por aumentá-lo, dando-lhe uma proporção maior do que ele realmente tem.

e com o jeitinho brasileiro de ser, absorvemos em grande parte o que é ruim das outras culturas, e vamos levando, protelando tudo. as decisões importantes ficam pra amanhã, resolver situações de crise adiamos pra "de hoje a oito".

faz tempo já que até quem se considerava VIRTUOSO, desistiu de tentar. "uma andorinha só não faz verão" certo?! pra que vou tentar, vou agir corretamente, se mais ninguém o faz?!

e assim continuamos do mesmo jeito de sempre.
E VIVA O POVO BRASILERIO!
¬¬

Dan Freitaz disse...

O Brasil é país de terceiro mundo por causa da corrupção. A corrupção gera desigualdade econômica. A desigualdade gera violência. A violência gera assassinatos.

O povo não se movimenta.
A corrupção se movimenta.

E eu tou aqui parado sem fazer porra niuma também.

Bru disse...

Sem dúvida esse texto tem muito a dizer a todos os brasileiros! A maioria das pessoas que eu conheço acham que o problema é o país, quando a coisa não é bem assim...

Se todo mundo fizer alguma coisa pelo próximo, nada estaria como está hoje.

Beijo Juu
:*

- disse...

Caloura visitando..
Gostei muito do texto, e é bem triste ver que nós mesmos, brasileiros, desacreditamos no nosso país e só lembramos do mesmo pra falar de futebol, cerveja, rio de janeiro e mulheres, como se o Brasil fosse apenas isso ;x

http://afelicidadeeeu.blogspot.com