segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Assim caminha a humanidade...

... Com passos de formiga e sem vontade. ♪


Novembro de 1994: um crime bárbaro na cidadezinha de Luziânia, interior de Goiás. E um único suspeito. O vaqueiro Sebastião Soares Vieira estava com a família quando a polícia o prendeu. (...) Sebastião é acusado de assassinar o ex-cunhado para ficar com o dinheiro dele.
"Me interrogaram. Teve tortura de todo tipo. Só a tortura de você ser preso e apanhar toda hora. Foi choque, afogamento, tapa toda hora”, conta o vaqueiro."
Sustentando inocência, Sebastião vai a julgamento. Treze pessoas foram ouvidas. Nenhuma viu o crime. Mesmo assim, a condenação: 25 anos de prisão em regime fechado.
O vaqueiro que trabalhou a vida inteira sem nunca se envolver em crime algum não tinha mais como sustentar a família.
“Muitas vezes ela vinha trazer uma maçã para mim, porque não tinha dinheiro para trazer nada. Só com a comida do presídio a gente não dá conta”, comenta vaqueiro Sebastião.
Oito anos depois da condenação, a reviravolta: um pistoleiro preso por outro assassinato assumiu o crime atribuído a Sebastião.
“O verdadeiro autor deste fato confessou. Não só este fato. Confessou outros”, diz o advogado do vaqueiro.
Novo inquérito, nova perícia, nova reconstituição. Só depois o estado reviu seu erro, cancelando a condenação de Sebastião.
Como é que se mede sofrimento de mãe?


De cada dez presos, três não deveriam estar presos. Essa é uma estimativa do Conselho Nacional de Justiça, para quem 120 mil pessoas estão presas injustamente no Brasil ou porque já cumpriram pena, ou porque aguardam julgamento e a prisão temporária já expirou, ou porque a Justiça errou.



A reportagem completa está no site da Globo: [http://fantastico.globo.com/]
Tá certo, sempre achei a globo de um sensacionalismo "fantástico". Mas ontem, quando assisti essa reportagem, a revolta se tornou minha companheira.
Tudo bem, sei que alguns vão dizer que sou tola por ainda me revoltar com casos como esse, ainda mais quando isso acontece no BRASIL.
Mas eu realmente não me canso, me revolto agora e quantas vezes eu julgar necessário.
Deixo aqui registrado, minha revolta e imensa dó do povo brasileiro que trata isso com naturalidade e tapa o sol com a peneira.
Porque enquanto isso acontece na familia do vizinho, nós podemos ficar de braços cruzados?



Queria agradecer a Christina e a Sofia, por terem me dado os selos. ;)
(http://tinasemilusoes.blogspot.com/)
( http://pirulito-no-palito.blogspot.com/)
E pedir desculpas pela demora para agradecer, mas como dizem por aí "Antes tarde do que nunca né?" haha

7 Recados:

Anônimo disse...

uma vez vi uma reportagem da glóbulo também de um caso mais recente, onde aconteceu a mesma coisa!

cara..tem jeito não..
a justiça é cega e continuará sendo.

hoje em dia a frase 'a justiça tarda mas não falha', não é válida.

a justiça falha, e continua retardada(nos dois sentidos).

enquanto pessoas sem culpa no cartorio enfrentam coisas dentro da cadeia, como, por exemplo, virando 'namorada' de preso, bandidos de todos os níves estão na rua passeando alegremente.

acho que nasci no país errado.

Joyci Dias disse...

Juuuuuuuu! *-*

Bem, se tratando de Brasil a gente pode esperar atitudes assim né? Como há alguns anos atrás cantou Renato Russo: "Que País é Este?"

Mas nós não podemos nos calar como muitos fazem, porque como você disse: por enquanto é na casa do vizinho. E quando for na nossa? Só assim vamos perceber o quão injusta é essa nação?

Posso falar, eu amo ter nascido num País onde o povo é guerreiro. Onde as paisagens são lindas... mas eu não me orgulho nem um pouco em ter pessoas tão incapazes no governo.
A única coisa que me serve de alívio é saber que ainda existem pessoas assim como você, que ainda querem defender essa nação, como advogados e afins, mas a podridão está no edifício mais alto, na política. Eles (os políticos)tem que mudar as leis que estão engessadas, ridicularizades... mas como diz a minha mãe: "Se eles mudarem as leis, eles é quem serão presos".

Espero um dia conseguir ver no Brasil, uma justiça diferentes, com leis que funcionem, que levem a prisão apenas aqueles que precisem estar por lá.


Beijos minha linda.


Jo.

Joyci Dias disse...

*Ridicularizadas

Anônimo disse...

Realmente a justiça do país é porca,
demorada e falha.
Casos assim são vergonhosos e, além disso, quem deveria estar assistindo isso, são aqueles que no momento estão aproveitando o seu gordo salário (e põe gordo nisso).

Sabemos que não acontece só no Brasil. Mas um país grande e rico como este, buscando se elevar a condição de "desenvolvido", deve se importar não só com a produção, o consumo, o PIB, e sim com quem faz isso acontecer.

G.B. disse...

Nossa Ju, que horrível isso.
Mas olha amiga, que eu acompanho você nessa revolta.
É totalmente inaceitável o esquema de justiça nesse país.
É claro que existem outros bem piores por aí, mas não dá pra suportar ver pessoas inocentes pagarem por outras pessoas ruins e sem coração.
Não sei o que faria se fosse comigo, mas eu ficaria DOIDA. Muito chato. Mesmo. :/
Eu faria qualquer coisa para ajudar.

Beijo linda, muito bom o seu post!

Dan Freitaz disse...

E vocês ainda aceitam a pena de morte? Aceitam que estupradores, pedófilos, assassinos morram na prisão?
heaiouhaoiehahaea

São muito paradorxais, tá na hora de ver a realidade por fatos e objetivos e não só por ideais.

G.B. disse...

Linda, tem algo pra ti no meu blog! ;D

Beeijo!