quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ele é Rei...

E quem é Rei, nunca perde a majestade...



"Eu estou aprendendo a ser feliz. Tem que se educar. Que nem você tem que aprender a ler, a escrever, tem que aprender a ser feliz. Eu só vou parar no dia que eu morrer." ♥
(CAZUZA )


"...A edição da semana, com data de 26 de abril de 1989, foi às bancas com uma foto agressiva, que o fazia pior do que ele realmente estava, e um título arrasador: Cazuza. Uma Vítima da Aids Agoniza em Praça Pública. Em sua capa, VEJA sentenciou a morte de meu filho sem qualquer constrangimento. Como deuses, jornalistas decidiram seu destino e, aí sim, o exibiram em praça pública.
(...)
O real problema da matéria se concentrava em seu parágrafo final.
"Cazuza não é um gênio da música. É até discutível se sua obra irá perdurar, de tão colada que está no momento presente. Não vale, igualmente, o argumento de que sua obra tende a ser pequena devido à força do destino: quando morreu de tuberculose em 1937, Noel Rosa tinha 26 anos, cinco a menos que CAZUZA, e deixou compostas nada menos que 213 músicas, dezenas delas obras- primas que entraram pela eternidade afora. Cazuza não é Noel, não é um gênio. É um grande artista, um homem cheio de qualidades e defeitos que tem a grandeza de alardeá-los em praça pública para chegar a algum tipo de verdade."
Em oito anos de carreira, Cazuza deixou 126 músicas gravadas por ele, 34 por outros e mais de 60 inéditas.
Meu filho não aguentou. As lágrimas tristes se transformaram em choro compulsivo. A pressão baixou quase a zero. (...) Era uma hora da madrugada quando meu filho, já internado e medicado na Clínica São Vicente, saiu da crise e a pressão foi estabilizada. Nesse momento, peguei o telefone e liguei para a casa da jornalista Ângela Abreu (ajudou a entrevistar Cazuza e montar a matéria). Ela não estava. Falei então para uma de suas filhas:
-Diga à sua mãe que estou ligando do hospital, que meu filho quase morreu. E que eu espero que nunca ninguém faça com vocês, o que ela fez a meu filho"..."
Assim que Cazuza leu a matéria e começou perder a pressão sanguínea, João, desesperado lhe fez uma promessa:
-Meu filho, eu vou dar uma porrada nesse cara (Alessandro Porro - verdadeiro autor da matéria) de qualquer maneira...
Durante três noites seguidas, João acampou na porta do apartamento onde vivia Alessandro, no Rio. Ficava até de madrugada dentro do carro esperando que ele entrasse ou saísse. Ele lembra:
"Fiquei tão louco que, por pouco, não me torno um assassino. Eu estava completamente transtornado e, se o pegasse, tenho certeza de que poderia acontecer algo muito grave. Mas acabei falando com ele só por telefone e porrada que deveria ter sido dada pessoalmente se transformou num esporro monumental, quando cheguei a ameaçá-lo de morte."


Por: Lucinha Araujo em CAZUZA: SÓ AS MÃES SÃO FELIZES.



Alguns jornalistas, tem realmente o poder de me provocar náuseas...
Lamentável...

10 Recados:

Anônimo disse...

o jornalista tá corretíssimo!
cazuza gênio? NUNCA foi.

chamamos de gênio, quem existe, quem é de carne e osso, quem é humano. cazuza é de outro planeta.

desde que inventaram a mídia, ela passa 90% de bobeiras, e 10% de coisas pensáveis. seja impressa ou televisiva.

gostaria muito que o pai do nosso querido agenor tivesse dado uma boa surra no imbecil do jornalista (chamado assim só porque tem diploma).

"Jornais
Verdade, mentira
Jornais
Porrada na cara
Mickey Rourke
Almodovar
Não vivo sem jornais
Cubro minha casa com jornais
E ainda servem pra embalar o lixo"
(Agenor Araújo)

Dan Freitaz disse...

Cazuza foi um gênio mesmo.

Mas não confunda jornalista com críticos. O jornalista simplesmente informa notícias, não expressa próprias críticas. Já o crítico têm o poder de expressar sua opinião aos meios de comunicação.

(mas de fato isso é apenas o que estudamos, às vezes não corresponde à realidade, infelizmente)

Dan Freitaz disse...

(sobre a resposta)

É verdade, do mesmo jeito que estão confundindo papés até de publicitários e jornalistas... pensando que publicitário informa e jornalista divulga (o que na verdade é o contrário). De fato, o mal publicitário só informa e o mal jornalista só divulga, hoje em dia, em muitas mídias associadas a grandes empresas e corporações que mantém um poder muito mais alto que o governo.

Joyci Dias disse...

Não tem palavras pra expressar o que ele cantou, o que ele deixou.


Tudo sim, e com você flor?
Deu uma sumida do meu blog ;/

Dan Freitaz disse...

Publicidade e Propaganda.
:)

e você?

Anônimo disse...

Não chegaria a chamar de gênio. Mas um grande artista, com certeza.

Provas de que esse jornalista estava mais que equivocado, temos até hoje, basta ouvir uma das músicas do Cazuza no rádio.

Infelizmente, ele desperdiçou seu talento com drogas e promiscuidades de todo o tipo; nos privando de acompanhar mais tempo sua carreira.

E mais uma vez, a gente se depara com aquele tipinho de imprensa que como o Danilo disse, não se importa em informar, passar mensagem nenhuma. Só vender jornais e revistas de má qualidade.

****

Jú, desculpa a demora, tava meio aérea esses dias, só vi agora!
aqui o link:
http://liliprata.blog.uol.com.br/

me diz o que achou depois.
=*

TXLNETO disse...

Sou fã de Cazuza desde o Barão Vermelho. É um dos melhores poetas que já tivemos. Um tanto rebelde demais, intenso demais, mas a juventude é isso. Quem somos nós para julgar, quem não foi rebelde em um momento de nossa junventude, quem não quis viver intensamente, mudar o mundo? Ele tentou. Mas, ele também um foi um lutador. Lutou contra sua doença, até o último momento e, por causa disso, ajudou outras pessoas, estimulou pesquisas e foi um exemplo, pelo menos prá mim. Eu acho que forte são aqueles que caem, mas não desistem, vão luta com todas as suas forças.

Há sete anos eu escrevi um texto sobre Cazuza num periódico que publicava, o Berelando... (http://berelando-edicao-06.blogspot.com/2008/09/histria-de-um-exagerado.html)

Realmente falta um pouco de responsabilidade a alguns jornalistas, que, ao invés de informar, julgam e condenam as pessoas.

"Olhar o mundo
Com a coragem do cego
Ler da tua boca as palavras
Com a atenção do surdo
Falar com os olhos e as mãos
Como fazem os mudos" - Cazuza.

Parabéns.

TXLNETO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
G.B. disse...

Sumiiiiiii daqui mas tô de volta...

Ah.... O Cazuza... *-*
(Y)
Adorei o post, Ju!

Beeeijo, passa lá no meu depois!

Tina Varani disse...

Maravilhoso o post cara, quase chorei, chiu OISADJ
te indiquei um selo, dá lá uma olhada!
beijos :*