segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Assim caminha a humanidade...

... Com passos de formiga e sem vontade. ♪


Novembro de 1994: um crime bárbaro na cidadezinha de Luziânia, interior de Goiás. E um único suspeito. O vaqueiro Sebastião Soares Vieira estava com a família quando a polícia o prendeu. (...) Sebastião é acusado de assassinar o ex-cunhado para ficar com o dinheiro dele.
"Me interrogaram. Teve tortura de todo tipo. Só a tortura de você ser preso e apanhar toda hora. Foi choque, afogamento, tapa toda hora”, conta o vaqueiro."
Sustentando inocência, Sebastião vai a julgamento. Treze pessoas foram ouvidas. Nenhuma viu o crime. Mesmo assim, a condenação: 25 anos de prisão em regime fechado.
O vaqueiro que trabalhou a vida inteira sem nunca se envolver em crime algum não tinha mais como sustentar a família.
“Muitas vezes ela vinha trazer uma maçã para mim, porque não tinha dinheiro para trazer nada. Só com a comida do presídio a gente não dá conta”, comenta vaqueiro Sebastião.
Oito anos depois da condenação, a reviravolta: um pistoleiro preso por outro assassinato assumiu o crime atribuído a Sebastião.
“O verdadeiro autor deste fato confessou. Não só este fato. Confessou outros”, diz o advogado do vaqueiro.
Novo inquérito, nova perícia, nova reconstituição. Só depois o estado reviu seu erro, cancelando a condenação de Sebastião.
Como é que se mede sofrimento de mãe?


De cada dez presos, três não deveriam estar presos. Essa é uma estimativa do Conselho Nacional de Justiça, para quem 120 mil pessoas estão presas injustamente no Brasil ou porque já cumpriram pena, ou porque aguardam julgamento e a prisão temporária já expirou, ou porque a Justiça errou.



A reportagem completa está no site da Globo: [http://fantastico.globo.com/]
Tá certo, sempre achei a globo de um sensacionalismo "fantástico". Mas ontem, quando assisti essa reportagem, a revolta se tornou minha companheira.
Tudo bem, sei que alguns vão dizer que sou tola por ainda me revoltar com casos como esse, ainda mais quando isso acontece no BRASIL.
Mas eu realmente não me canso, me revolto agora e quantas vezes eu julgar necessário.
Deixo aqui registrado, minha revolta e imensa dó do povo brasileiro que trata isso com naturalidade e tapa o sol com a peneira.
Porque enquanto isso acontece na familia do vizinho, nós podemos ficar de braços cruzados?



Queria agradecer a Christina e a Sofia, por terem me dado os selos. ;)
(http://tinasemilusoes.blogspot.com/)
( http://pirulito-no-palito.blogspot.com/)
E pedir desculpas pela demora para agradecer, mas como dizem por aí "Antes tarde do que nunca né?" haha